14.4.13

.Ser poeta é...

Pequena maravilhosa descoberta num recanto do meu jardim esta manhã...

"Março, 9

O poeta beija tudo, graças a Deus... E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade... E diz assim: "É preciso saber olhar..." E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos... E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás... E perde tempo (ganha tempo...) a namorar uma ovelha... E comove-se com cousas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de Sol depois de um dia chuvoso... E acha que tudo é importante... E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim... E reparou que os homens estavam tristes... E escreveu uns versos que começam desta maneira: "O segredo é amar...""
in Diário, Sebastião da Gama

Informação complementar:
Sebastião da Gama nasceu em 1924 (em Azeitão, onde vivo), tendo falecido, em 1952, vítima de tuberculose renal, com apenas 27 anos.
Apesar da curta existência, este poeta e professor de Português tem várias obras publicadas (algumas postumamente): Poesia Serra-Mãe, Loas a Nossa Senhora da Arrábida, Cabo da Boa Esperança, Campo Aberto, A Região dos Três Castelos, Pelo Sonho é que Vamos, Diário, Itinerário Paralelo, O Segredo é Amar e Cartas I.
O Diário (editado postumamente, em 1958) é um verdadeiro manual de pedagogia que resulta da reflexão sobre o ensino em geral, ancorada nas suas experiências na sala de aula. Na minha opinião, pela sua dimensão humana, esta é uma leitura enriquecedora para o público em geral e “obrigatória” para os professores de todas as disciplinas e níveis de ensino.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário